Usando Áudio em Sessões de RPG

sound

sound

Jogar RPG com trilha sonora e efeitos sempre é muito bom e ajuda a imersão. Eu uso sons desde que comecei a mestrar, já cheguei a mudar o roteiro da história apenas pra casar com uma trilha e desta forma proporcionar uma emoção maior aos jogadores.

Atualmente utilizo um programa descontinuado chamado RPG Audiomix feito em java, ainda bem que a última versão é bem estável e ela é completa para o que preciso. Consigo subir ela em qualquer máquina (até no linux) e rodar a trilha necessária. Organizo trilhas e efeitos sonoros.

RPG Audio Mix

RPG Audio Mix

Onde?

Agora onde encontrar isto tudo? Para as músicas (trilhas) você pode usar as trilhas de filmes famosos, ou melhor, de filmes não tão famosos pra não dar “cara” a sua campanhas.

Os efeitos snoros você pode conseguir em CDs que vem com revistas especializadas ou baixados na internet do site Find Sounds.

Quando Usar?

Acho que a melhor maneira de dizer quando, é dar exemplos:

Um grupo meu abriu um portão de uma antiga casa velha eu liberei um efeito sonoro de portão de ferro se abrindo.

Quando Peter Jackson nem era conhecido e O Senhor dos Anéis não tinha tido sua fama chegado no Brasil, mestrei por anos a fio aventuras baseadas nos livros do Tolkien na Terra Média. Numa delas, quando fugiam de um Balrog em Moria, eu toquei uma trilha sonora onde as batidas dos tambores batiam com os sons dos orcs. A trilha aumentava de rítimo até o clímax da travessia da ponte de pedra.

Mestrando Mutantes e Malfeitores, numa aventura que ocorria aqui no Brasil. Ao ocorrer um desastre eu toquei a música do Plantão do Jornal Nacional antes de dar a notícia.

Quando não Usar?

O mestre só deve tomar cuidado para jamais perder mais tempo montando as trilhas do que criando aventuras. Ou ficar parando o jogo o tempo todo pra ageitar as músicas. Ou o mestre organiza antes, ou utiliza um programa, ou então é melhor deixar apenas uma música de fundo sem efeitos sonoros.

Dicas de Trilhas e Efeitos:

Dar dicas sobre trilhas é sempre muito complicado, pois depende muito de que tipo de cenário você vai mestrar. Mas uma possibilidade é você selecionar trilhas de filmes que lembrem o seu cenário, isto em sí já deve ajudar. Caso o jogador conheça a trilha e ela for de um filme com cenário parecido, não vai ficar brega. Outra é fazer como o Tchelo do RPGPlanet que procurou trilhas de músicos iniciantes e entrou em contato solicitando permissão para usar e assim conseguiu algo 100% original.

Outra opção, ao menos para falas, é você mesmo gravar algumas vozes e distorcer com programas especiais para este fim. Assim você pode criar vozes das mais diversas, inclusive vozes de orcs, goblins, monstros ….

Abaixo algumas dicas para trilhas sonoras de filmes:

  • Senhor dos Anéis
  • Watchman
  • Coração Valente
  • Bewolf
  • Gladiador
  • Laranja Mecânica
  • Mortal Kombat (filme)

E Online?

Para usar trilha sonora e efeitos sonoros numa partida na internet, depende se a sua ferramenta lhe proporciona isto, ótimo. Caso não tenha, abaixo algumas maneiras de contornar isto:

Team Speak

Você pode usar um TS ou outro programa de voz para todos ouvirem a trilha, ou ao menos quem tiver banda para isto.

Links:

Enviar os links a medida que você avança na narração também é um bom meio, mas do outro lado se faz necessário que ele tenha uma banda boa e tenha os plugins e players necessários.

Rádio Online

Alguns sites e programas permitem configurar uma rádio, e qualquer um que entre na sua rádio vai ouvir o que você programou.

Conclusão:

Sempre dá para usar, desde que sem abusos. O mestre e os jogadores nunca podem perder o foco que é a diversão de todos. Se os jogadores ou o mestre estiver perdendo tempo demais com a música, seja para programar, configurar, instalar player, etc, desista.

E você, que dicas e histórias você tem para contar envolvendo trilhas e efeitos sonoros?

3 Comments

  1. Arquimago
    Posted 8 de outubro de 2010 at 9:01 | Permalink

    Excelentes dicas!

  2. Garland, o Nunes
    Posted 10 de outubro de 2010 at 0:01 | Permalink

    diversas partidas c/ trilha sonora, mas ñ era nem na epoca do boom do mp3, tinha q ficar trocando os cds mesmo, mas foi bem divertido, se fosse hoje em dia seria muito mais facil, belo post

  3. Diego
    Posted 10 de novembro de 2010 at 12:46 | Permalink

    Hoje é realmente bem fácil criar uma lista de efeitos sonoros e trilha nos jogos. Praticamente toda a sessão de jogo que eu mestro tem ao menos música conforme o clima atual da aventura.

Post a Comment

Your email is never shared. Required fields are marked *

*
*