Nova Versão 0.3.11 do Taulukko traz novidades!

Ainda não é a tão esperada versão 0.4 comentada pelo Goblin mas traz novidades. Além do visual mais limpo em várias telas, ele veio com um novo editor de modelos de fichas. Não sabe o que é um modelo de fichas?

Modelos de Fichas

Modelo de Fichas são “formas” para se criar fichas de RPG. Se você vai usar o Taulukko para jogar RPG Online ou melhor RPG de MESA Online você vai querer uma ficha integrada ao Taulukko. Então você vai anexar um modelo de ficha compatível com o sistema que você joga (D&D, AD&D, Old Dragon, 3d&T etc).
Ok, mas tem modelos para todos os sistemas imagináveis? Não, claro que não. Você pode ter acabado de criar um sistema novinho em folha agorinha. Mas isto não é um problema, pois o Taulukko tem um editor de modelos. Porém, antes o editor não era visual e é esta a grande novidade da nova versão.

Editor Visual de Modelos de Fichas


Agora para criar um novo modelo, basta desenhar na tela. Quer um novo campo de texto? Basta clicar em campo de texto e arrastar ele até o lugar desejado, configurar valor inicial, largura e altura. E enquanto você cria a ficha você já vai vendo como vai ficar, tudo automaticamente graças ao HTML5.

Compatibilidade

“Eu já usava o editor antigo, vou ter que recriar meu modelo?”
Não, de novo não. Esta é a melhor parte, o novo editor de modelo é totalmente compatível com o editor antigo. Inclusive você poderá abrir os modelos antigos no novo editor.
A única coisa que você vai se lamentar é porque raios demorou tanto para ser criado. E a resposta é simples, HTML5, uma tecnologia que somente agora está sendo adicionada aos navegadores. Por este motivo se seu navegador não tiver um bom suporte a HTML5 você deverá continuar usando o antigo editor. Firefox, Chrome e Safari mais atuais já tem suporte suficiente do HTML5 para rodar sem problemas o novo editor. Internet Explorer com plugin do Google Chrome Frame também. Apenas o Opera e versões desatualizada dos navegadores que podem precisar usar o antigo editor (se tiverem suporte suficiente para HTML4 pois o antigo usa HTML4 no máximo).

Preciso saber programar para criar estes modelos?

Com o novo editor você pode desenhar uma ficha básica sem nenhum conhecimento de programação. Somente se você quiser criar funções que automatizem cálculos, mudar o visual dos campos (como cor do fundo, bordas, etc) é que vai ser necessário um conhecimento mais profundo.

Quem ganha com isto?

Todos. Mestres poderão criar seus próprios modelos com maior facilidade ou buscar prontos. Jogadores podem criar modelos e até fazer propaganda de seu site, blog, fórum etc na página do template. E o jogador, que terá fichas com melhor qualidade.
Esperamos que gostem da novidade! =)

Quem criar o seu modelo agora?

Entre no Taulukko, clique em Ferramentas e divirta-se!

Agradecimentos:

Agradecimentos à jogadora nanie, que provou que era possível.
Agradecimentos à Riana que aguentou meu mau humor nas noites de muito café para que o editor ficasse pronto ^^

2 Comments

  1. Posted 12 de outubro de 2010 at 2:02 | Permalink

    Não conhecia esse sistema e RPG de Mesa On-line. Já ouvira falar de outros, e são muito obns, mas esse eu desconheço.

    Ótima dica, vou dar uma passada por lá e ver como tudo funciona.

    Abraços e parabéns pelo blog.

  2. Posted 13 de outubro de 2010 at 11:01 | Permalink

    Olá, Fábio! Fique à vontade para conhecer o Taulukko, tirar dúvidas e dar sugestões. Estamos sempre melhorando o sistema com a ajuda dos usuários 🙂 Boa diversão ^^

One Trackback

  1. […] foi o lançamento do novo editor de fichas deu o pontapé que faltava. Ficou tão fácil e rápido criar modelos de ficha de personagem que […]

Post a Comment

Your email is never shared. Required fields are marked *

*
*