10 Segredos Taulukkianos

Que o Taulukko pode ser jogado de qualquer lugar sem a instalação de nenhum software além de um navegador (atualizado) todos sabem.

Que existem dezenas de fichas para diversos sistemas todos sabem.

Que é de graça? Todos sabem.

Mas existem muitas coisas que ocorrem por trás das cortinas que poucos ou ninguém sabe. Vou agora contar um pouco de alguns segredos do nosso sistema.

Java



A maior parte do sistema do Taulukko é feita em Java, uma tecnologia utilizada em diversos aplicativos desde geladeiras até celulares mas, como neste caso, também usado para sistemas WEB. Usar Java significa alta disponibilidade, alta performance e, com a ajuda de aplicativos como o eclipse, tornar o desenvolvimento e a manutenção além de fácil, divertido.

Backups Diários

Sim! Todos os dias, mesmo nos finais de semana e feriados temos um anão que reescreve tudo o que vocês mandam pro servidor em outro servidor, de modo que se algum dragão passar por aqui, tudo será recuperado com no máximo 24h de “volta no tempo” (ou rollback como o pessoal de TI fala).

Testes unitários

A cada nova versão, testes novos são adicionados no Taulukko para fuçar em cada funcionalidade dele e ver se não quebra. Apenas se passar nestes testes é que subimos a nova versão no servidor.

Robôs de Testes

Criamos um golem que, sempre que tem uma nova versão, ele entra em cada página do taulukko e nos avisa se alguma delas parar de funcionar. Assim saberemos antes de você e, provavelmente, quando você entrar na página, já teremos arrumado.

Monitores kobolds

Temos 3 kobolds aqui que, se o servidor cair eles não precisam esperar uma ordem minha para colocar tudo em ordem novamente. No caso das páginas ficarem inacessíveis eles reiniciam a máquina automaticamente, e depois eu serei avisado para descobrir o que ocorreu. Apenas se o problema não for intermitente que o Taulukko ficará off.

Enorme time de desenvolvedores, enorme mesmo!

Apesar de ser responsável por metade do código do Taulukko, o sistema conta com a ajuda de grandes mentes. Com o sistema de criação de fichas, é divertido criar novos modelos, então muitos jogadores criaram suas próprias fichas. Algumas excelentes! E eles tem constantemente atualizado e tornado-as compatíveis com as versões novas do Taulukko, algumas até adicionando funcionalidades novas.

Fora as fichas, alguns desenvolvedores enviam códigos que ajudam o Taulukko melhorar, como o novo editor visual de fichas que foi parcialmente criado pela jogadora Nanie.
E isto não é tudo, também contamos com o suporte para Linux do nosso amigo Zernobog e da ajuda da Riana pro blog e recentemente com a criação das fichas de Old Dragon.

Isso sem falar nas inúmeras sugestões de usuários, que sempre entram na enorme fila de tarefas para integrar as versões seguintes. Além disso, como usamos tecnologias open-source, milhares de desenvolvedores estão ajudando o Taulukko a crescer e melhorar dia a dia.

Nossa “família” não pára de crescer, então ninguém aqui será desamparado.

Tecnologias emergentes e Open source

Utilizamos apenas tecnologias confiáveis e que estão em alta. Não corremos o risco do servidor parar por conta de trocar de tecnologia ou por falta de suporte de algum fornecedor que tenha descontinuado.

Servidor de Testes

Foi construído um servidor de testes que a partir da próxima versão, apenas após os usuários PREMIUM validarem neste servidor é que o Taulukko mudará de versão permanentemente. Ou seja, enquanto não estiver aprovado pelos usuários PREMIUM, ele não entrará para os demais.

Constantes melhorias

Em 2 anos o Taulukko evoluiu como nenhum outro. Hoje ninguém pode imaginar jogar Taulukko sem ficha, ou sem troca de nick, sem pm. Mas um dia o Taulukko não teve nada disso e em pouco tempo ele terá muito mais do que você pode imaginar. Ao longo dos 2 anos o Taulukko inseriu 145 modificações entre melhorias e correções. Foram 30 versões diferentes, sendo 4 grandes versões. E em breve será lançado outra que ao que tudo indica será a maior versão do Taulukko desde seu surgimento, a versão 1.4 que está planejada para o começo de 2011.

A Origem

A origem do nome Taulukko está na página inicial e na página “Sobre o Taulukko”. Você sabe qual é?

Post a Comment

Your email is never shared. Required fields are marked *

*
*