Preview de Old Dragon! Pós em ladinagem

É isso mesmo. Os ladrões de Old Dragon (OD) agora podem escolher uma especialização ao chegar no quinto nível.

Assim que ouviu isso, o Edson torceu o nariz: “ah, mas que merda, agora acabou a compatibilidade com a segunda edição de D&D”. Ranzinza, como sempre. 🙂

Mas muita calma nessa hora, que não é bem assim.

Depois ele leu com calma o PDF que o Pop nos mandou (leia você também, clicando na imagem aí ao lado) e gostou. Afinal, a especialização não é algo obrigatório. Se você quiser ser o ladrão clássico toda-vida, vai ter lá a sua tabela de evolução guardadinha para você. Quer mestrar uma aventura antiga que estava empoeirando na estante? Sem problemas.

Com o truque das especializações do 5º nível em diante, a turma do OD conseguiu manter o sistema simples para os jogadores iniciantes. Eles podem escolher entre poucas classes, as básicas.

Depois que já estão fisgados, o sistema oferece uma opção para “complicar” os rumos. Estava sentindo falta de um ranger? De um bardo? Eles estão lá.

A ideia é que um ladrão, durante os cinco primeiros níveis em que vive diversas aventuras, vai desenvolvendo algumas habilidades mais que outras, e reforçando ou fugindo de seu alinhamento. Assim, as opções de especialização têm como pré-requisito um determinado alinhamento.

Olha só as opções:

Seu ladrão é ordeiro?

O Ranger é a escolha certa para o ladrão que já não rouba ninguém e não se importa tanto com abrir fechaduras. O negócio dele é andar furtivamente por aí sem deixar rastros e ser o especialista em matar determinado alvo escolhido, como um inimigo favorito.

Já o Explorador é o clássico das aventuras de masmorras e dragões. Pungar é coisa de ladrão que vive duro pelas cidades. Aventureiro de verdade passa os dias explorando lugares novos. Ele aprende a decifrar escritas estranhas, reconhece e desarma armadilhas com mais facilidade. É o faz-tudo preferido de todo grupo de aventureiros felizes.

Neutro?

Seu ladrão é aquele cara boa pinta que vive aumentando os próprios feitos ou fazendo a fama do grupo por aí? Aquele boa-praça que até anima o grupo com seu jeitão? Quem mais faria isso senão o Bardo? Atacar pelas costas é algo muito agressivo para alguém tão de bem com a vida. Seu negócio é ganhar os outros pela moral.

Caótico!

Esse é o ladrão que não esquece suas origens e para que, afinal, suas habilidades trabalham melhor. É o Assassino quem encontra a maneira mais eficiente de matar os inimigos. Isso inclui até mesmo a manipulação de venenos. Pungar é para os fracos!

Sabe-tudo como todo bom ladrão

Em todas as especializações, as coisas ficam ainda mais mortais e divertidas a partir do 16º nível, quando o ladino pode arriscar tarefas mais ousadas, a um custo sempre muito alto para a falha, é claro. O Explorador, por exemplo, arrisca até a soltar magias a partir de pergaminhos. Claro que ele pode errar e aí uma lista de eventos aleatórios “garante a diversão” do jogo 🙂

Eu ainda estou estranhando essa possibilidade de um ladino soltar magia com pergaminho. Como será que ele aprendeu? Fuçando ali por cima do ombro do mago do grupo? Só aceitei a ideia por conta dos 10% de chance de algo dar muito errado. mu-hahaha.

Formato

A diagramação do pedacinho que vimos está bem clara. Dá para ver que os capítulos vão ter a barrinha na lateral para busca mais rápida na hora de folhear, por exemplo. Além do chame do dragãozinho véio em toda borda decorativa.

O bom é que sobrou espaço para pequenos quadros explicativos do sistema. Um meta-texto. No caso, um quadro já se antecipa ao estranhamento que pode vir da junção do ranger com um ladrão. Vale a leitura. E gostei porque isso é bem a cara do OD, transparente.

Veja!

Baixe o PDF com preview das especializações de ladrão e veja com seus próprios olhos! Não deixe de nos contar o que achou, é claro.

Gostou?

Esse é só um tira-gosto para aplacar nossa ansiedade. Compre já o seu manual de Old Dragon na pré-venda do site oficial. Por apenas R$ 19,90, você leva 150 páginas em formato A5 de muita diversão com gostinho de escola véia. O material já está na gráfica! Estamos aguardando o lançamento oficial 🙂

Ficha Old Dragon Pocket

Vai jogar OD?

Jogue também online, no Taulukko, usando as fichas que construímos  para Old Dragon. Elas podem ser integradas à campanha!

Tem ficha para Pocket Dragon e Fast Play. A ficha completa também estará por lá assim que a equipe do Dragão Véio deixar 🙂

Old Dragon?

Não tem ideia do que estamos falando? Saiba mais sobre o Old Dragon lá no site oficial. Trata-se de um sistema de regras para jogos clássicos de fantasia, em um trabalho excelente de resgate nostálgico do clima “escola véia” de jogar RPG. Coisa do Pop, do Dan e do Neme.

Meme

Este post é parte da etapa de divulgação de previews do sistema Old Dragon. Leia outras novidades exclusivas sobre o OD nos seguintes blogs:

2 Comments

  1. Posted 25 de novembro de 2010 at 8:10 | Permalink

    carca, q desenho maravilhoso! muito inspirador, achei massa a cara do ladrao

  2. Posted 27 de novembro de 2010 at 12:14 | Permalink

    Excelente sacada, quando sai o Rules Cyclopedia do OD?

3 Trackbacks

  1. By Vorpal» A HORA SE APROXIMA: PREVIEW DO OLD DRAGON on 25 de novembro de 2010 at 8:00

    […] é com tudo isso, em conjunto com os sites Paragons, Taulukko, World RPG, e Roleplayer, queremos mostrar a primeira onda dos previews do Old Dragon – […]

  2. By Old Dragon está chegando on 25 de novembro de 2010 at 8:38

    […] WorldRPGFest Taulukko […]

  3. […] Talukko recebeu o meu preview favorito. A especialização do ladino: ao chegar ao quinto nível o ladino […]

Post a Comment

Your email is never shared. Required fields are marked *

*
*