World RPG Fest 2012 – Impressões

Estive dessa vez na cidade frio para ver a terceira edição do evento WRPGF e o que posso dizer é que eles não tem medo de expandir. Atualmente sendo o melhor evento de RPG nacional, atraindo inclusive convidados de fora como ocorreu nesse ano com o Monte Cook e Eric M. Lang além de outros grandes nomes nacionais.

Quais são os pontos fortes do WRPGF que fazem pessoas do Brasil – e do mundo – se deslocarem para Curitiba no meio do inverno?

Amadurecimento

Eu que estou acompanhando o evento desde sua criação sei como ele está evoluindo, e rapido. Os organizadores estão amadurecendo e se profissionalizando extremamente rápido, transformando um evento num ginásio de esportes em um mega-evento com palestrantes internacionais. Conversando com os organizadores eu fiquei sabendo que apesar da qualidade do evento ter aumentado, esse ano as despesas foram 30% menores do que o ano passado, isso também é sinal de amadurecimento. Digamos que o Eraldo, Caco, Rodrigo e todos os organizadores estão ganhando muito XP e subindo de nível muito rápido na classe Organizadores de Mega-eventos.

Boas palestras

Desde a primeira versão o esforço em conseguir bons palestrantes é visível. Já no primeiro encontro havia ótimos nomes de BG e de RPG para fazerem palestras e de lá para cá a coisa só vem melhorando de forma exponencial, com a vinda do Steve Jackson e do Pramas no ano passado e com a do Monte Cook esse ano eles ocuparam de vez o lugar vago da Devir com o Encontro Internacional de RPG.
Outro ponto a se destacar é que eles trazem o palestrante internacional dias antes para o evento, colocam uma pessoa para ficar de “babá” dele para servir de tradutor e ajudá-lo com tudo. Levam ele para pontos turísticos, bares temáticos, e nos dois dias do evento o palestrante fica andando junto com os jogadores, compram nas lojas, jogam com o público. Tudo isso possibilita que entre eles fique aquele gostinho bom do Brasil e quando eles se encontram em outros eventos internacionais eu não duvido que role algo como “Se te convidarem pra ir no WRPGF em Curitiba no Brasil, vá! Você vai se divertir de mais e nem vai sentir que esta trabalhando!”. Isso é sensacional pois eu acredito que facilita agendas e preços para próximos palestrantes, é um investimento extremamente inteligente e nós visitantes só temos a agradecer.

Planejamento

Em janeiro já havia ingressos sendo vendidos, a programação completa, lugar, tudo, tudo, tudo. Essa organização deles é um dos maiores pontos fortes do World RPG Fest, deixando os rpgistas tranquilos e para quem vem de outro estado, dá a chance deles se prepararem com viagens de avião, hospedagens etc. E agora, ainda em julho, dias depois do evento já estão levantando nomes para os palestrantes internacionais do ano que vem. Esta antecipação confere eles um nível a mais de qualidade.

Evento de RPG ou BG?

É uma tendência mundial juntar RPG com BG e o World RPG Fest sabe muito bem disso, com jogadores de BG e RPG juntos assim como estandes que atendiam ambos os públicos, esse evento não foi apenas um ganho para rpgistas mas jogadores de boardgames também. Além do que, são dois públicos pequenos que tem tudo haver um com o outro. Nada mais justo do que somar esforços.

Preço

Eu pessoalmente achei o preço muito barato pro evento, acho que deveria ser mais caro e que eles deveriam lucrar mais. Mas também sei como o brasileiro é exigente quanto a preço de ingresso de eventos, então tendo esse entendimento eu acredito que o preço acaba sendo um ponto forte para a maioria das pessoas.

Comida

Havia tranqueiras e havia comida de verdade para quem quisesse comer no WRPGF, e tudo com precinho de Curitiba, mais um motivo para elogiar.

Divulgação

Sempre muito bem feita, dessa vez contou com vídeos além de que já, desde janeiro, o evento já estava sendo divulgado com todos os detalhes no site e em vários outros lugares.

Conclusão

Adorei o evento, fui fantasiado (deixe um comentário se souber a inspiração) e só sinto não ter visto todas as palestras pois além de estar com uma forte gripe, eu estava ajudando na loja The Joker, que aliás estava sempre cheia.
E no final, Curitiba ajudou muito, foram dois dias tranquilos e até que quentes. Domingo era possível ficar de camiseta no evento e esquecer um pouco do frio gelado do lugar, até a Sorte apareceu no evento.

PS: Foi divulgado o número de participantes 3500 pessoas somado os dois dias.

6 Comments

  1. Posted 25 de julho de 2012 at 14:56 | Permalink

    Pena não ter ido ninguém da RPGCon pra trocar figurinhas, creio que os dois eventos, tanto de São Paulo, quanto o de Curitiba teriam muito a ganhar com esta interação!

    E acho que o Gan tava de Doctor Who, pq Cachecol, Roupão e Sandália com meia é tão peculiar quanto a série!

  2. Bruna Coletti
    Posted 25 de julho de 2012 at 15:25 | Permalink

    Arthur Dent! hahaha, te abordei na fila de autógrafos do Cook pra comentar o “cosplay”… hehe

    Muito boa a resenha, concordo com praticamente tudo: só acho que deveria haver mais opções de comida, talvez algumas frutas, e com possibilidade de pagar no cartão. Mas isso é um detalhe ínfimo se comparado a grandiosidade que foi o evento. A organização mandou muito bem, não vi um comentário negativo sequer.

  3. Posted 25 de julho de 2012 at 16:36 | Permalink

    Pontos muito bem levantados, realmente tem sido legal acompanhar a evolução do evento. Como eu comentei no “eugostodejogar” esse foi definitivamente o ano de consolidação do evento. Acho que a boa repercussão do que vimos vai garantir um público consistente ano que vem!

    Ah Ooze, não se engane, apesar de não contar com a presença de ninguém da RPGCon, as duas equipes de organização estão alinhadas. Alias, desde a primiera edição, o D3 sempre passou muito da experiência dele na hora de organizar um evento de RPG como esse.

  4. Daerom
    Posted 25 de julho de 2012 at 16:47 | Permalink

    Olhando assim dá até vontade mesmo de ir… pena que conflita tanto com meu trampo… ano que vem tentarei me programar para ir.

    Não tenho certesa, mas se aquilo no seu ombro for uma toalha é mochileiro da galaxia com certesa!!! kkkkkk

  5. GranKain
    Posted 25 de julho de 2012 at 17:12 | Permalink

    Ponto para aqueles que acertaram. Arthur Dent do Guia do Mochileiro das Galáxias. Mas para quem errou serve de desculpas a Má ter ficado na frente da toalha nas cores da inglaterra 😉

  6. Nanie
    Posted 25 de julho de 2012 at 19:11 | Permalink

    Muito legal mesmo o evento 🙂 Ano que vem to la de novo porém dessa vez nos dois dias e chegarei a tempo pra mesa do Tchelo. Daerom, venha sim! E ve se tras a galera toda junto, Carol, Jo, e Lee ctz que eles vão amar 😉

Post a Comment

Your email is never shared. Required fields are marked *

*
*