Taulukko – 5 anos!

O Taulukko completou 5 anos de vida! Inicialmente ele foi criado para atender as vontades de um único grupo de RPGistas – embora ele sempre tenha sido aberto pra qualquer jogador. Hoje ele tem mais de 22 mil contas ativas. Só hoje, o Taulukko recebeu 918 pessoas. E como era o Taulukko de 5 anos atrás?

No túnel do tempo:

Há 5 anos o Taulukko não tinha o logotipo laranja do início do post. Era o dadinho amarelo aí na direita.


A página inicial era simples e também poluída, falava um pouco sobre a ideia mas havia muito pouca coisa implementada. Até as estatísticas da página inicial eram feitas manualmente, não eram automáticas.

.
O sistema de cadastro, para os dias de hoje, soa como um absurdo. Eram três telas de perguntas que incluíam até onde o jogador morava.

.

E o sistema?

O sistema em 2008 contava apenas com um chat e rolador de dados. Mesmo o rolador de dados melhorou. Naquela época ainda havia uma limitação na quantidade de dados rolados por vez, de no máximo 10 dados. Hoje esta limitação é de 50 dados. Fora isso, naquela época não havia dados Fudge. Ok, mas o que foi construído desde então? Praticamente tudo. Fichas de personagens, macros, anotações, indicadores de turno, a possibilidade de trocar de nick na sala, mandar mensagem, abandonar uma campanha, apagar uma campanha, banir jogadores (temporariamente ou permanentemente), a possibilidade de colocar imagens na sala, recentemente o grid e dezenas de outras melhorias aqui e acolá. Foram ao todo 49 versões, pelo menos 6 de grande porte. Abaixo o change log da versão 0.1.0.

Versão 0.1.0

Postado em 01/08/2008 por Gran Kain

  • Cadastro do jogador
  • Criar campanhas
  • página da campanha
  • Catálogo de campanhas
  • Buscar campanhas ativas
  • Lista de campanhas criadas
  • Chat
  • Ferramentas de dados
  • Arquivamento de mensagens

Quer ver passo-a-passo todas as alterações do Taulukko da versão inicial até os dias de hoje? Veja no nosso change log.

E os próximos 5 anos?

Sempre acho prematuro tentar prever o futuro, pois o futuro muda o tempo todo, só o passado que é constante. Mas deixando a filosofia de lado, o que hoje temos como meta para os próximos 5 anos? Para isso é importante saber o que foi a meta para os 5 primeiros anos. A nossa meta sempre foi:

“Um sistema simples para ser acessado via navegador e que funcionasse com qualquer sistema de regras e não privilegiasse nenhum.”

Parcialmente estamos obtendo sucesso nesta empreitada. O Taulukko funciona para dezenas de sistemas e em qualquer navegador minimamente atualizado. Por não usar flash ou plugins, ele roda em qualquer ambiente e sistema operacional. O que erramos, e isso admitimos, é que até hoje não conseguimos ainda atender jogos de RPG que usam cartas e este é apenas um dos itens que nós pretendemos atacar daqui pra frente. Agora, com esta introdução, é possível entender o motivo da lista abaixo ser a nossa meta daqui para frente.

 

    • Inserção de ferramentas para se jogar usando cartas.

 

    • Uso de grids com hexágonos.

 

    • Campanhas com múltiplos mestres – narração colaborativa

 

Note que são todas iniciativas para tornar o Taulukko acessível para qualquer sistema. Fora isso ainda pretendemos melhorar ele para quem já é usuário. Segue a nossa lista:

 

    • Criar personagens desassociados de campanhas.

 

    • Subir backgrounds para os grids, tokens e a possibilidade de usar vários grids por campanha.

 

    • Plugins para fichas, campanhas e grids.

 

    • Módulo de aventuras.

 

E vai deixar de ser beta? Um dia vai ser versão 1.0?

Se conseguirmos criar tudo isso então será a hora de passar a se chamar Taulukko 1.0 que é onde intencionávamos chegar 5 anos atrás. E a partir daí vamos criar um sistema de monetização no estilo ganha-ganha, porém sem fins lucrativos, apenas para reinvestir no próprio sistema e outras ferramentas que ajudem o nosso hobby.

E você, que funcionalidade você viu chegar no Taulukko? De qual você mais gosta e de qual você sente falta ? Participe!

Curiosidade : O significado do nome Taulukko ficava na home na primeira página, hoje pode ser encontrado na página “Sobre

3 Comments

  1. Posted 1 de agosto de 2013 at 18:03 | Permalink

    Cada vez mais fico contente com o crescimento do Taulukko. Graças ao Taulukko eu, que sou de São Paulo, jogo com gente do Pará e do Rio Grande do Sul, com sessões rolando tão naturalmente quanto qualquer outra presencial. Confesso que não presenciei todas as mudanças, mas quando surgiu o grid de combate a sensação de “sistema do futuro” foi demais! Um recurso que penso no momento talvez possa ser útil no futuro (se viável, obviamente) seria um aplicativo do Taulukko para Android. No mais, obrigado pela excelente ferramenta e continuem sempre com o bom trabalho!

  2. Guin
    Posted 2 de dezembro de 2013 at 20:59 | Permalink

    Poxa, queria entrar, mas não consigo cadastrar de jeito nenhum.. =/

  3. GranKain
    Posted 11 de dezembro de 2013 at 9:24 | Permalink

    Entre em contato com o suporte pelo e-mail taulukko@taulukko.com.br

Post a Comment

Your email is never shared. Required fields are marked *

*
*