Taulukko 9 anos

Em Agosto de 2008 nasceu o Taulukko . Um pacote de presente com uma etiqueta "de Taulukko para você" Inicialmente era uma ferramenta para eu e alguns poucos amigos jogarmos remotamente nosso jogo preferido, o RPG de mesa. Na época não havia opção para se jogar no navegador. Porém aos poucos, o que era uma vontade de uma minoria começou a ser desejo de muitos. O Taulukko vem crescendo desde 2008 exponencialmente, dobrando de usuários ativos a cada 2 anos. Ele sempre teve o foco em campanhas e sempre foi agnóstico de sistemas, mas quando ele iniciou, ele não tinha tantas ferramentas. Ele era apenas um chat online com rolador de dados, sem fichas, nem se quer era possível ver quem estava online na sala. Não tinha mensagens privadas, não tinha grids, não tinha como criar modelos de fichas e não era possível ver a ficha de personagem, cada um tinha que ter a ficha fisicamente impressa. Aos poucos o Taulukko foi crescendo, não somente em quantidade de pessoas mas em funcionalidades e ficou grande demais para mim, hoje somos em 4 , sendo 3 desenvolvedores.

Taulukko antigo, com chat sem ferramentas

Taulukko no Ano Um

Quando ele começou há 9 anos atrás, ele tinha apenas uns 20 usuários, hoje ele tem 70 mil usuários ativos.

O Taulukko não dá lucro, mas não vou dizer que dá prejuízo, o servidor foi bem feito o suficiente para ser bem pouco custoso mantê-lo, pelo menos com a quantidade atual de jogadores. O valor é suficiente para eu manter para o prazer da comunidade. Porém o trabalho que ele gera esconde o maior custo, e por isto que há 5 anos eu venho dividindo tarefas com mais pessoas. Hoje o Taulukko não é só meu e sim de uma pequena equipe e tudo é decidido entre nós e somos bem alinhados quanto a direção do Taulukko.

Muitos que conhecem o Taulukko há mais tempo podem dizer que ele deu uma “congelada” nas atualizações e é mais ou menos verdade. É verdade que visualmente ele tem mudado pouco nos últimos anos, porém não é verdade que ele tem mudado pouco, eu acho que nunca trabalhamos tanto nele. O que ocorre é que justamente por ele não ter sido projetado inicialmente para um público muito grande, eu notei há 3 anos um sério problema, com mais de 20 mil jogadores ativos e com um crescimento exponencial de 100% a cada 2 anos, o Taulukko iria parar, iria travar em 2010.  Travar ao ponto de termos que deletar dados e bloquear novos usuários, e não queríamos isto pois seria desastroso para o projeto. Então, decidimos por um outro caminho, iríamos reescrever o core do Taulukko de modo a ele ficar o que chamamos de “elástico”. Esta mudança consumiu todos os nossos esforços nos últimos 2 anos e provavelmente será o que tomará nosso tempo no próximo ano. Até o momento, migramos 70% do código e pretendemos até o final do ano migrar o restante. Esta será a versão 0.9 do Taulukko. Talvez a maior mudança estrutural desde que ele foi lançado e abrirá portas para grandes mudanças daqui para frente.

Para quem é mais técnico, basta saber que mudaremos a base de dados, a linguagem de programação de back-end,  linguagem de fronte-end, e servidor de aplicação. E como o Taulukko tinha sido escrito de forma monolítica, a forma de evoluir rapidamente era somente trocando tudo, para agilizar o desenvolvimento -em vez de corrigir partes do sistema.

Com um sistema de testes automatizado -que já temos- e com muitos beta testes – que faremos – a nova versão contará com uma alteração gigante, embora para o usuário deverá ser transparente. Apesar disto, queremos -pelo menos é nossa vontade- de levar uma nova ferramenta para vocês na próxima versão. A criação de fichas de personagens desassociado de campanhas, o que permitirá criar personagens e somente depois transferir para uma campanha -ou fazer o caminho inverso.

Espero que o nono ano do Taulukko seja ótimo, tanto para a nossa equipe, quanto para os usuários.

Tenham um ótimo jogo!

 

5 Comments

  1. Posted 1 de agosto de 2017 at 23:43 | Permalink

    Opa eai vey beleza?
    Cara eu tenho uma sugestão: Vocês poderiam adicionar um private nas camps entre os players!
    Tirando isso vocês vem fazendo um ótimo trabalho!!
    O site é muito legal e divertido, e hoje há um número de players muito grande!!
    Continuem assim!!

  2. Gran Kain
    Posted 1 de agosto de 2017 at 23:55 | Permalink

    Obrigado Matheus pela sugestão, hoje a comunicação é feita toda por e-mail e a sua idéia é muito boa. Tenha um bom jogo!

  3. ZombieOne
    Posted 1 de agosto de 2017 at 23:52 | Permalink

    Parabéns pelos 9 anos Taulukko, estou realmente com grandes expectativas para a nova versão e para a inclusão de novas ferramentas de jogo. O Taulukko vem sido uma grande ajuda para jogos a distância principalmente por conta de sua fácil acessibilidade em dispositivos móveis, e apesar da ausência de atualizações mais palpáveis aos usuários, o site sempre foi e será um dos melhores no quesito.

    A adição de fichas desvinculadas a campanhas será de grande ajuda a muitos GM’s que precisavam anotar suas fichas de PdM’s em outra plataforma como eu mesmo fazia. Também espero que futuramente haja uma melhoria considerável na Grid, como edição de Tokens e das dimensões da Grid, para assim facilitar jogos que dependem consideravelmente de uma.

    Bom, muito bom trabalho a toda a equipe do Taulukko e obrigado por todo o esforço de vocês através destes nove anos, meus sinceros parabéns a todos.

  4. Gran Kain
    Posted 1 de agosto de 2017 at 23:57 | Permalink

    Obrigado , temos boas idéias pra implementar tanto no grid quanto aproveitando essa desvinculação rígida que tem hoje entre personagens e campanhas. Aguardem 🙂

  5. Destructionnss
    Posted 2 de agosto de 2017 at 14:53 | Permalink

    Feliz em fazer parte desta história, como jogador e trazendo/ensinando novos players e a usar essa maravilhosa ferramenta!

Post a Comment

Your email is never shared. Required fields are marked *

*
*