Old Dragon – 1ª Impressão

oldnovocolor
A primeira versão do OD que eu tive em mãos não foi a que está no site do paragons e sim uma versão “vazada” que consegui ao pagar para um DJ que trabalha na gráfica do Paragons. Por pouco que não fizemos um furo, mas confesso que não tive tempo para escrever. Porém, tive para ler.
Quem não sabe o que é OD deve ter ficado no Polo Norte nos últimos seis meses, pois OD é simplesmente um dos mais falados sistemas old school – e ainda por cima brasileiro.

Nas últimas semanas, o Paragons lançou a versão de testes do OD. Abaixo minha comparação com a versão vazada e a versão de testes.

A versão Vazada

Na versão vazada o OD não tinha metade do carisma da nova versão. Melhorias no conteúdo, texto, diagramação e principalmente nas imagens. As melhorias são visíveis, o que nos dá a sensação de que versões futuras serão ainda melhores.

A nova versão:

Os defeitos:

Apenas alguns poucos detalhes. Na página 8 tem o texto:
“Adaptável: +1 e –1 em dois atributos à escolha do jogador.;”

Isto significa que ele pode colocar +1 em 1 atributo e -1 em outro (alterando assim até dois atributos) ou ele pode colocar +1 em dois atributos e -1 em outros dois atributos (alterando assim até 4 atributos)? Apesar de eu acreditar que seja o 1º caso, eu acho que o texto pode ser melhorado para evitar confusões.

Por enquanto são poucos monstros e magias, além de ir até o 5º nível, apesar de já ter sido anunciado que esta versão era apenas para demonstrar uma versão rápida, tal como tínhamos o “First Quest” no AD&D.

As qualidades:

  • O escudo do Mestre, Perfeito! Todas as informações importantes estão ali!
  • As Fichas prontas, tal como os kits antigos, permite de cara jogar sem ter que ficar horas montando fichas.
  • O sistema continua compatível com boa parte dos produtos do AD&D, o que na minha opinião é perfeito.
  • Adorei a idéia de como explicaram a visão/infravisão/penumbra.
  • As imagens estão ótimas e levam mesmo ao clima dos jogos antigos. Parabéns ao Alexandre Togeiro, Daniel Ramos e Steve Zieser.

Conclusão

Um excelente sistema para resgatar velhas caixas de D&D ou AD&D (eu com certeza farei ^^).
Aguardem após mestrar uma campanha de OD outro post com minha impressão final =)

O site:

Os links para baixar podem ser encontrados diretamente no site do Paragons.

3 Comments

  1. Posted 18 de outubro de 2009 at 8:36 | Permalink

    Realmente um sistema muito bom, o OD esta ai mostrando a que veio, mesmo sendo um produto de nicho esta ganhando sua merecida atenção e conquistando jogadores que nem mesmo estão dentro do seu publico alvo, eu sou um exemplo disso.

    E como já foi dito no post a menos que você tenha ficado perdido na ilha de Lost é impossível não ter ouvido sobre o sistema e não ter ficado louco para jogar. Os parabéns para o pessoal do paragons.

    E esse negocio de versão vazada? Do jeito que ta daqui uns dois anos isso vai virar raridade sendo vendida em leiloes, que tal me vender agora por uns trocados e mais tarde eu ganhar uns milhares? hehehe

  2. Posted 18 de outubro de 2009 at 18:01 | Permalink

    Se descubro o responsável pelo vazamento, juro que processo!

    Valeu Gan!

    Abraços

  3. Posted 18 de outubro de 2009 at 23:23 | Permalink

    Aê! Que bom que curtiu! =D

    Mas essa versão é mesmo pra vocês apontarem defeitos e darem sugestões pra equipe integrar soluções, manda ver!

    Abs!

Post a Comment

Your email is never shared. Required fields are marked *

*
*