O Taulukko Legacy se despede

O Taulukko Legacy se despede

O Taulukko Legacy foi criado há 12 anos atrás e, embora tenha iniciado apenas como um chat com rolador de dados, tornou-se muito mais do que isto, chegando a ter mais de 100 mil contas cadastradas. Infelizmente tenho que dar a triste notícia de que o Legacy encerrará suas atividades em 30 dias ( no dia 11-12-2020) e, para entenderem melhor o motivo, faz-se necessário explicar como ele foi feito e mantido ao longo desse tempo todo.

O Legacy não tem fins lucrativos, o que significa que todo o dinheiro adquirido foi direcionado para o crescimento do mesmo. Além disso, foi mantido basicamente por mim, dono e desenvolvedor principal. E quando digo mantido, foi tanto financeiramente quanto com horas e horas de trabalho durante meus poucos períodos livres. Com o tempo as duas coisas se tornaram um fardo para mim: a parte financeira – principalmente com o aumento do dólar – e a parte de trabalho, pois um sistema com mais de uma década fica mais e mais difícil de se manter a cada dia que passa, principalmente por ser um projeto com um único desenvolvedor, o que tornou difícil a atualização das tecnologias que fazem parte dele. E como o Legacy não tem um sistema de monetização – apesar de termos tentado sem sucesso anúncios – não haviam recursos para resolver estes dois problemas. Por estes motivos, primeiro parei no último ano a manutenção do antigo – até porque pretendia me dedicar ao projeto Taulukko Volume 2 – e agora com tristeza venho dar o aviso de que o Legacy vai fechar as portas daqui 30 dias.

O que eu devo fazer?

A sugestão que dou é que façam um backup de todas as informações, imagens, textos, fichas de personagens de suas campanhas para migrar para outras plataformas, este prazo de 30 dias não será estendido. Assim que se encerrar, o Datacenter deve desligar os servidores e os dados serão destruídos.

Um se despede e outro surge

O Legacy vai embora, mas o Taulukko não deixará de existir pois o projeto Taulukko Volume 2 – projeto em que venho trabalhando durante o último ano – será lançado pouco antes do Legacy sair do ar. Ele terá um sistema de monetização e o sistema de servidores será bem menos custoso que o anterior, sendo mantido pelos assinantes (que poderão testar antes de assinar, se quiserem). Mas claro, se desejar ter todos os benefícios da conta paga, deixamos a mensalidade o mais em conta possível e custará por ano menos que alguns kits de dados que são vendidos por aí, então não será caro.

O Volume 2 não tem a pretensão de ser uma rede social, então esta nova plataforma funcionará para facilitar um jogo para grupos que já existem no mundo real. Foi construído pensando na simplicidade e, apesar de continuar funcionando através do navegador, agora é amplamente compatível com os dispositivos móveis modernos. A nova ferramenta, ao menos no início, não contará com todas as funcionalidades do Legacy, porém ela é bem mais fácil de manter e expansível, muito por conta das novas tecnologias utilizadas. Por isso, é meu desejo pessoal que em bem menos tempo que a versão anterior contenha tudo o que o Legacy tinha, se não mais. Mas claro, é uma plataforma diferente e jamais será o velho Legacy, porém é uma nova história que começa a ser contada agora e eu o convido a fazer parte dela desde o início e quem sabe juntos, possamos criar um Taulukko ainda melhor que o anterior. Vamos juntos escrever esta aventura?

Edson Vicente Carli Junior (Gand)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.