Enquanto o Taulukko não tem grid…

Enquanto o Taulukko não tem grid…

O Rey Jr., do Ooze, me perguntou pelo Twitter se o Taulukko não tinha grid, para poder jogar a quarta edição do D&D, marcando as posições das miniaturas nos combates.

Por enquanto, ainda não tem. Mas a pergunta dele acabou levantando algumas idéias de quebra-galho para usar enquanto a gente não coloca isso na ferramenta.

Usar o Paint/Photoshop/Paint.net

Uma das coisas que o Taulukko já tem é permitir que o mestre/narrador envie imagens para o chat. É só pegar o link da imagem (que deve estar em algum lugar na internet, encontradas no Google, ou em algum Photobucket da vida) e usar o comando //img url. Ela aparece pequena no chat, e o jogador clica para ampliar.

Assim, o que o Edson tem feito na nossa campanha mestrada aqui é:

Ele monta um grid no Paint.net como se fosse um quadro de batalha naval, com letras marcando as linhas e números marcando as colunas. Lá ele já coloca as imagens que correspondem aos jogadores e aos inimigos, em suas devidas posições no grid. A cada rodada, o jogador diz para qual quadrado ele quer se movimentar e o mestre vai atualizando a imagem.

É um pouco trabalhoso, mas funciona.

Uma utilidade um pouco melhor do Paint.net é que ele permite o uso de camadas. Assim, o mestre pode criar um mapa no programa e usar uma camada sobre este mapa para esconder as áreas que os jogadores ainda não exploraram.

Usar o Google Spreadsheet

Outra solução, que ainda não testamos, mas que me veio à cabeça enquanto twittava com o Rey, é usar as planilhas do Google como grid.

Basta o mestre criar a planilha antes da aventura e já compartilhar sua visualização e edição com os jogadores. Assim, todos podem alterar e ver as mudanças ao mesmo tempo.

O jogador ganha autonomia para movimentar seus personagens e o mestre ganha em facilidade, já que não precisa ficar atualizando e fazendo upload da imagem do grid a cada rodada.

E você? Tem alguma idéia de quebra-galho?

while Taulukko has no grid…

Rey Jr., from Ooze, asked me on Twitter if Taulukko had a grid, so he could play D&D 4E, using the miniatures position during a combat.

For now, we don´t have it. But his question ended to giving me some ideas while we can´t include these features on Taulukko.

use Paint/Photoshop/Paint.net

One of the features Taulukko already has is allow the DM to send images to the chat room. All you need to do is get the image link (which may be somewhere on internet, found on Google or at some Photobucket) and use the command: //img url. It will show small on chat, and player can click do enlarge.

So, what we´ve been using in our campaigns is:

He creates a grid on Paint.net as if it was a Naval Battle, with letters and numbers standing for lines and columns. Then he creates the little images (tokens) for characters and enemies, in their position on grid. Each round, player tell to which square he will move and the DM update the grid/image.

It´s a lot of work, but it works. rs

What is useful on Paint.net is that it allows the use of layers. So, DM can create a map and use a layer to cover the areas that the characters don’t know yet.

Use Google Spreadsheet

This is a solution we haven’t tested yet. But the Google spredsheets can be used as a grid.

The DM can create it before the game session and share with the players. So, everybody can see and edit ir at the same time.

Player can do his movements and DM don’t need to update and send the grid at each round.

And you? Have other idea?

3 comentários sobre “Enquanto o Taulukko não tem grid…

  1. Talvez seja uma boa solução, mas indicar o quadrado em que você termina a sua ação talvez seja ruim pelo fato de você não saber o percurso exato que o personagem ou monstro andou. Isso tem implicação direta nos ataques de oportunidade entre outras questões.

    Uma solução no sistema atual seria colocar as coordenadas de cada passo até o destino…o que convenhamos seria um saco. Uma solução caso os jogadores usem o Google Docs seria deixar marcas de onde os personagens andaram até chegar no quadrado em que estão..isso resolveria totalmente a questão.

    Quero ver grid no Taulukko! (pressão? rsrs)

    Curtir

  2. Usei esse final de semana pela primeira vez o google docs com o Taulukko e funcionou muito bem.

    Porém eu preferi eu mexer as miniaturas e os jogadores falarem para onde se moviam. Usei a regra de que os jogadores sempre fazem o caminho mais curto, a menos que avisem. Desse jeito resolveu o problema de ataques de oportunidade, pois fica a cargo do jogador explicar o trajeto.

    Ficou bem mais agil que ficar subindo esboços da arena de combate.

    Show de bola a sugestão Riana!

    Curtir

  3. boas dicas, gostei da idéia dos layers no Paint. Eu sou meio noob em programas de desenho, tinha esquecido q dava pra fazer isso.

    O que eu quero fazer é usar o grid de papel e para não ter q ficar imprimindo sempre (pra economizar $ e ser ecologicamente correto), eu vou usar outros papéizinhos aonde tem a parede, tipo de terreno, obstáculos para colocar sobre o tabuleiro.
    O problema é que se alguém assoprar forte, jogar o dado em cima do tabuleiro, as coisas saem do lugar.

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.