RPG obscuro – Goulash

RPG obscuro – Goulash

Coisas doidas que descobrimos via Twitter. Faz uns dias que um nome estranho começou a seguir o twitter do Taulukko. Fui lá ver o que era, curiosa que sou, e descubro um RPGzinho muito curioso de que nunca tinha ouvido falar, apesar de já ter uns bons anos. 

Essa obscuridade tem nome de comida húngara: Ghoulash. E é, na verdade, uma versão estilizada do bom e velho Batalha Naval que, céus, meu pai jogava quando era criança. rs. E, claro, não tem nada a ver com o tal prato, mas com um monstro conhecido do RPG: o ghoul. Argh.

O site é cheio de informações (tem até camisetas!) e tem um vídeo engraçadíssimo de divulgação. Saca só:

Essa figura muda ali do lado é o filho do cara que criou tudo. Acredite se quiser. 

Feito para jogar a dois, ao mesmo tempo, o jogo é bem divertidinho e prático. Cada um precisa apenas de um papel de jogo, um lápis e uma prancheta. Dá para baixar lá do site um test-drive do bagulho. 

Cada folha tem um grid de movimento e um de obstáculos. Cada um marca no grid de obstáculos um número de Ghouls, de kits que primeiros socorros, buracos, zonas de fragmentos e uma caixa. E, no mapinha do corpo do Ghoul, cada um marca seu ponto fraco.

Depois, é hora de se movimentar. Cada um marca no grid de movimento por qual caminho ele decidiu buscar a tal caixa. O objetivo é pegá-la e levar de volta ao quadrado 1A. O primeiro que fizer isso, ganha. 

A cada movimento, o “mestre” vai dizendo o que o jogador encontra no caminho. Cada uma das coisas que ele marcou antes traz uma conseqüência. 

O kit de primeiros socorros cura, o buraco faz perder a vez, a zona de fragmentos causa dano e, finalmente, encontrar o Ghoul significa combate. 

A batalha se dá na tentativa e erro. O jogador chuta um entre os quatro possíveis pontos fracos do Ghoul. Se errar, toma dano. Se acertar, mata o bicho. 

O jogador morre quando toma um determinado número de dano (varia de folha para folha). 

Simples e divertido. 🙂 Alguém já conhecia esse joguinho?

2 comentários sobre “RPG obscuro – Goulash

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.