RPG online via chat ou via voz ?

RPG online via chat ou via voz ?

microphone Digamos que você vai jogar RPG no Taulukko. Você prefere jogar usando o Chat (texto) ou via voz (Skype, Teamspeak etc.)?

Esta pergunta pode servir para qualquer ferramenta online, mas foi no Taulukko e, até mais precisamente, no meu grupo que recentemente ela surgiu. Por conta disso, tentamos jogar via Teamspeak. De qualquer forma, não foi a primeira vez e provavelmente não será a última.

Que vantagens e desvantagens há em jogar via voz?

Os 4 motivos para se jogar usando voz

  1. Pode interpretar a maneira de falar de seu personagem.
  2. A interação social do grupo aumenta, quase como se tivessem sentados na mesma mesa.
  3. Não precisa digitar nada, pode até jogar RPG enquanto trabalha em algo no computador.
  4. Você pode jogar longe do PC – ok, você vai precisar imprimir a ficha, olhar o mapa (se o seu mestre usar) de vez enquando mas é possível.

Os 4 motivos para se jogar usando chat

  1. Via chat você tem um log de tudo que é escrito, possibilitando o mestre copiar e criar um wiki, site, blog sobre o que ocorre na campanha. Assim como o contrário também é verdadeiro, ele pode deixar preparado os textos apenas para colar durante a aventura.
  2. Pelo chat não precisa de nenhuma instalação adicional. Instalar skype, team speak às vezes esbarra em firewalls, configurações de portas, updates de softwares, o que nem sempre é tranquilo para todos os jogadores. Além de usar menos banda de internet.
  3. Usar o chat, ao menos quando não for a vez do jogador ou mestre, libera os demais para fazer outras coisas na internet ou fora dela. Ir ao banheiro, fechar uma porta ou janela. Ou até pegar um café, suco, bolacha ou qualquer tranqueira na cozinha.
  4. Quando se usa texto, um jogador não corta o outro. Permitindo que jogadores tímidos também se divirtam e jogadores mais faladores que costumam cortar os demais não roubarem a cena.

Existem mais?

Sim, não é minha intenção aqui relatar todos os problemas e vantagens de se jogar via chat ou via voz. Da minha experiência, tentei usar o Team Speak duas vezes sem sucesso. Na primeira vez eu fui empolgado, querendo que o jogo ocorresse via voz e aí ocorreu uma situação mais ou menos assim:

Mestre (pelo Team Speak) – Bom vocês entram num corredor e o caminho se divide em esquerda e direita.
Jogador 1 (pelo TS) – Eu sugiro a esquerda, até começo a ir nesta direção.
Jogador 2 (pela mensagem de texto do TS) – Acho que meu microfone não está funcionando, tem que configurar algo em especial?
Jogador 3 (pelo chat) – Minha internet está ruim, estou ouvindo tudo falhado.
Mestre (pelo chat) – Jogador 3, eu disse que vocês estão em um corredor e o caminho se divide em esquerda e direita.
Jogador 3 (pelo chat) – Eu vou pela direita.
Jogador 1 (pelo TS sem acompanhar o chat e portanto puto pela demora) – Mestre você me ouviu? Fui pela esquerda.
Jogador 2 puto pois o mestre ignorou o chat do TS começa a colocar a fonte em negrito e caixa alta.
Mestre (pelo TS e já irritado) – Ok vocês vão pela esquerda.
Jogador 3 (via chat) – o que vocês estão dizendo? Vou pela direita.
Mestre (via TS) – O jogador 3 vai pela direita.
Jogador 1 (via TS) – Porra mas falei que ia pela esquerda, agora já to no meio do caminho…
Jogador 2 desconecta do TS e para de jogar.

Então recentemente um dos jogadores que não estava presente na primeira tentativa insistiu em jogar via TS, falei dos problemas e das vantagens e resolvemos tentar novamente. Chegou o dia, todo mundo perdeu 30 min instalando TS (porque ninguém lembra de instalar antes ^^) , e na hora H justamente o jogador que queria usar TS não podia, pois o firewall dele estava barrando por algum motivo bizarro. Voltamos pro chat e não se discutiu mais a questão.

E qual sua opinião? Existe uma dica mágica pra coisa funcionar via voz? Talvez campanhas que comecem via voz funcionem melhor? Vale a pena?

A idéia aqui não é fechar um discurso e sim debater. Duas situações traumáticas não servem como amostragem suficiente pra dizer que o método é ruim =)

Então vamos lá, comente!

10 comentários sobre “RPG online via chat ou via voz ?

  1. Acho que o principal neste caso é o problema da velocidade de conexão. Se todos os jogadores não tiverem uma largura de banda considerável (e não estiverem fazendo downloadas ao mesmo tempo :P) fica difícil de jogar.

    Outro problema é a interferência externa, pois a não ser que vc more sozinho, é inevitável que alguém te interrompa ou peça para falar mais baixo, dependendo da hora.

    Por isso prefiro jogar via texto.

    Curtir

  2. eu particularmente prefiro por voz,

    mas para isso teria q haver bons microfones e conecção estavel para TODOS
    se não a aventura ñ fui, e ainda deixa o mestre tendo q repetir ou escrever para determinado jogador, se ñ for mais q 1, e isso vai infernizar o mestre

    por diversar vezes pedi c/ voz, mas quando o mestre explicou isso, eu entendi e fiquei quieto

    Curtir

  3. Eu gravo podcast pelo skype e concordo com suas observações, mas se todos tiverem uma banda boa prefiro por voz, mas não nego que já tive problemas com conexão, o penúltimo foi bem sofrido para um dos participantes conseguirem ficar logado mais que 20 minutos…

    Mas vou tentar ai por texto. Porem uma coisa eu digo por e-mail é complicado, fórum até que roda legal se todo mundo entrar certinho durante a semana.
    Espero que por sala com hora e dia marcado rode como se fosse à mesa só que lendo e escrevendo ^^

    Curtir

  4. Por email é complicado, uma opção é usar o taulukko sem ser ontime.
    O jogador entra e posta no máximo uma a três falas, outro vai e assim por diante. Mas com a diferença de não ser ao mesmo tempo, como um fórum.

    Acho que fica mais interessante que email, bom sei lá =)

    Grupo de Emails , Fórum ou Taulukko me parece melhor mas deve ter quem consegue jogar via email.

    Curtir

  5. bom, para que todos possam jogar via skipe acho que deveria ter no minimo uns prés requisitos, tipo minímo de 1mb de conexão e uma manunteção básica de pelo menos um dia antes do jogo.
    sou deficiente visual, mas nada impeça que eu jogue, para os interessados em jogar so me add.
    skipe: rogerioventania
    msn: rogerioventania@hotmail.com
    e parabens pela saite bem legal que possamos discutir sobre isso, vlw
    abraços

    Curtir

  6. Vi que é deficiente visual, estamos aos poucos tentando deixar o Taulukko apto para navegadores de jogadores que sejam portadores de limitações visuais. Acredito por exemplo que conseguimos trocar todas as imagens que continham texto por textos propriamente dito. Além de trocar os elementos HTML da página por elementos mais semânticos mas sabemos que são passos tímidos por enquanto. Caso você possa nos ajudar fornecendo por exemplo o tipo de navegador utilizado e barreiras que o Taulukko ainda apresenta para você, então vocês estará nos ajudaria muito.

    Obrigado pelo comentário,

    Curtir

  7. Bom, sempre estive acostumado em jogar rpg de mesa.
    Acho que rpg de chat é muito mais complicado de o narrador conter os jogadores pelo fato de muitas vezes todos postarem uma ação ao mesmo tempo, impedindo assim o bom andamento do jogo não só pra quem está jogando, quanto pra quem está narrando.
    Prefiro por voz mesmo que isso venha a barrar alguns jogadores.

    Obrigado pelo espaço e Parabéns pelo debate (y)

    Curtir

  8. Boa tarde gente, joguei muitas vezes rpg com amigos na época de faculdade, mas agora que minha vida está mais corrida, perdi contato com meus amigos quais eu jogava, muito deles estao em outro estado. Gostaria de jogar online por skype ou teamspeak, se forem jogar, não deixem de me chamar…

    Meu skype é renanbagatini@gmail.com

    Grande abraço!

    Curtir

  9. Eu sempre gostei de jogar MUDs, que não deixam de ser RPGs, só que programados, no caso, pelos desenvolvedores dos games que os deixam online para jogar quando a pessoa tiver tempo para entrar. Mesmo assim, quando joguei com um mestre, achei interessante ser por voz; por chat, o MUD até é interessante porque existe o tempo para se decidir sobre o que fazer, a menos, claro, em MUDS com ação intensa, mas por voz, principalmente para mim, que também sou deficiente visual, me sinto mais parte integrante de uma história já que, como foi dito aqui mesmo, é possível dar voz ao personagem. Em termos de acessibilidade, não só por causa da conexão mas também porque permitiria o jogo por deficientes auditivos, o chat ainda é melhor. Então, seria o seguinte: RPG inclusivo , por chat; RPG com mais emoção porém com menos chances de participar, sem dúvida, por voz!

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.